sábado, 20 de setembro de 2014

Tentando ajudar na luta contra a poluição na LAGOA SECA DO BAIRRO BELVEDERE EM BELO HORIZONTE - REPORTAGEM DE GLÓRIA TUPINAMBÁS - Revista Veja BH

Esgoto lançado na Lagoa Seca causa mau cheiro e infestação de insetos e ratos

Principal área de lazer do bairro Belvedere, área nobre da capital mineira, sofre com os resíduos

por Glória Tupinambás24 de Setembro de 2014
Carlos Hauck/Odin

Frequentadores como o casal José e Walcira Soares se queixam das más condições: esgoto a céu aberto

Cercada por prédios luxuosos e por um calçadão usado para a prática de esportes, a Lagoa Seca, no coração do Belvedere, bairro com um dos metros quadrados mais caros da cidade, está infestada de ratos e insetos. O esgoto lançado a céu aberto exala mau cheiro na região. Para a Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB), o problema é decorrente da expansão imobiliária ali e no bairro vizinho, o Vila da Serra, no limite da capital com Nova Lima, o que provoca sobrecarga no sistema de captação de resíduos. A AABB também denuncia o despejo irregular de esgoto na rede de escoamento da água de chuva. Em horários críticos, como no fim da manhã e no início da noite, é comum o transbordamento de água com rejeitos pelos tampões das caixas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A sujeira jorra pelo asfalto da Rua Juvenal de Melo Senra.

A previsão de aumento das temperaturas nos próximos meses deixa moradores preocupados com a possibilidade de o mau cheiro se intensificar. “Pagamos uma das taxas de IPTU mais caras da capital e o poder público não soluciona problemas graves de saneamento básico como esse”, indigna-se o presidente da AABB, Ubirajara Pires Glória. Segundo ele, as primeiras reclamações sobre as condições na Lagoa Seca foram registradas há cerca de cinco anos, mas, nos últimos meses, a situação tem se agravado. “As redes da Copasa foram dimensionadas para os 2 500 apartamentos do bairro e não comportam os rejeitos de regiões vizinhas que estão no auge do boom imobiliário”, diz Glória. Frequentadores assíduos da Lagoa Seca, o vendedor aposentado José Universo Soares e sua mulher, Walcira, colecionam fotos com flagrantes do despejo irregular. “É lamentável ver a praça se transformar em uma piscina de espuma”, reclama Soares. “Muitas vezes, deparamos ainda com um poço de cor avermelhada.”

Apesar das evidências de poluição, a Copasa garante que todos os lançamentos clandestinos que existiam na Lagoa Seca já foram corrigidos. A companhia também nega a existência de uma sobrecarga do sistema por causa do crescimento do Vila da Serra. De acordo com ela, os rejeitos da região estão sendo direcionados para a Estação de Tratamento de Esgoto Arrudas, no limite com o município de Sabará, sem passar pelas tubulações do Belvedere. Já sobre o vazamento de resíduos nas ruas, a Copasa responsabiliza os próprios moradores, que provocam entupimentos por causa do descarte inadequado de lixo nas redes da empresa. Sem perspectiva de obras para solucionar o problema, a Lagoa Seca está deixando de ser uma área verde cobiçada pela população e se transformando em um local a ser evitado.

Reservatório contra enchentesCom área de 27 000 metros quadrados, a Lagoa Seca é o “piscinão” do Belvedere. Em época de chuvas fortes, ela funciona como um reservatório para evitar enchentes. Instalada em um terreno privado, a Lagoa Seca era apenas um buraco com terra vermelha até o início do ano 2000, quando foi cedida em regime de comodato à associação de moradores do bairro. De lá para cá, patrocinadores construíram um calçadão em seu entorno para a prática de esportes e financiaram o plantio de árvores. Atualmente, a área verde serve de refúgio para animais como corujas, quatis e micos-estrela.


Minhas fotos de monitoramento da Lagoa Seca: Fotos tiradas entre abril e setembro de 2012.

A situação continua a mesma até a data de hoje. Quando chove há lixo, quando há seca, como agora, exala mau cheiro.
A espuma branca se repete todas as semanas, repito, todas as semanas. E as autoridades competentes dizem que está resolvido o problema.
É só ir lá para conferir.


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário